Contabilidade para advogados
Como abrir sociedade de advogados

Passo a passo de como abrir sociedade de advogados ainda este ano
Quer abrir sociedade de advogados e não sabe como dar o primeiro passo? Aprenda tudo sobre abrir sociedade de advogados com o nosso passo a passo.
Abrir sociedade de advogados é muito mais que unir forças com um amigo, e por isso alguns advogados acabam descobrindo tarde demais que a sociedade deveria ter seguido os padrões adequados para ser bem-sucedida.
Imagine que você comprou um carro junto com o seu amigo, os dois usam o mesmo carro, tudo é resolvido em conjunto. De repente, os anos passam e algo começa a sair do eixo, e o acordo que tinham antes começa a ser esquecido pouco a pouco, os desentendimentos começam a surgir, e agora vocês querem vender o carro…
Esse é um dos motivos principais para documentar uma sociedade de advogados, redigir um contrato social, e isso os advogados sabem fazer muito bem, informando tudo o que inicialmente foi acordado, mesmo que sejam irmãos, amigos, parentes etc., a fim de diminuir as possibilidades de falhas, discussões e falta de compromisso dentro do escritório.
Por isso, hoje nós iremos te ensinar a abrir sociedade de advogados com um passo a passo eficiente. Primeiro, vamos entender o que é uma sociedade, e logo depois, como formalizá-la, vamos lá?
O que é uma sociedade de advogados?
Uma sociedade de advogados, é a união de dois advogados para exercer em conjunto as suas funções, seguindo o modelo de sociedade conforme o Art. 16 do Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (EAOAB), onde determina que a sociedade de advogados sempre será:
- Simples;
- De personalidade jurídica;
- Com fins lucrativos;
- Exercendo atividade intelectual.
Então, para abrir sociedade de advogados, você precisa seguir esse modelo. Agora que você já entendeu, vamos para o passo a passo!
Passo a passo para abrir sociedade de advogados
O passo a passo é muito simples, veja:
- Escolha o seu sócio, mas antes, verifique se os pensamentos de vocês estão alinhados para o mesmo fim;
- Delimite as áreas de atuação;
- Escolha o local do escritório;
- Alinhe o planejamento estratégico, carreira jurídica a seguir, etc.;
- Formalize a sociedade, registrando o contrato social junto à OAB;
- Contrate um serviço contábil para o escritório.
Conte com a CNC!
Sabemos que o dia a dia de um advogado parece não ter 24h, não é mesmo? A agenda sempre corrida, entre atendimentos e audiências, além dos estudos necessários para atualização das leis.
Realmente, isso não deve ser fácil! E o pouco tempo que sobra não deveria ser reservado para que você ficasse horas desvendando os mistérios dos cálculos da gestão financeira do seu negócio.
O ideal seria terceirizar as tarefas contábeis para um contador especialista, a fim de otimizar o seu tempo e manter a sua empresa sempre em dia.
A CNC oferece a agilidade que você precisa para o seu escritório!
Ao abrir sociedade de advogados conosco, em poucos dias, o seu CNPJ estará em mãos, além de ter toda a assessoria contábil necessária para dar prosseguimento às atividades do ramo de advocacia.
Somos especialistas em contabilidade para advogados e levaremos até vocês um serviço de excelência.
Se você gostou deste artigo, compartilhe e assine a nossa newsletter, temos ótimos conteúdos semanalmente.