Fale Conosco
  • phone
    (11) 3106-3020
  • location_on

    Rua Libero Badaro, 293 Centro - São Paulo

Deixe sua Mensagem

Como calcular honorários advocatícios sobre o valor da causa?

Honorarios Advocaticios Como Calcular Sobre O Valor Da Causa - Contabilidade no Centro de São Paulo | CNC Assessoria - Como calcular honorários advocatícios sobre o valor da causa?

Se você está perdido e não sabe como calcular honorários advocatícios sobre o valor da causa, sanaremos essa dúvida agora!

A vida de um advogado não é simples, afinal, mesmo após anos de estudo em uma faculdade e depois da conquista do tão desejado diploma, concedendo um valor que não se tinha antes, é necessário travar uma luta eterna para adquirir mais conhecimentos na área.

Sendo assim, alguns aspectos são apenas falta de experiência no setor, afinal, é impossível que alguém defenda todas as causas possíveis no mundo, já que o ser humano consegue encontrar causas das mais diversas – e até aleatórias – para recorrer à justiça.

Então, pensando em como simplificar pelo menos um dos aspectos de sua vida corrida com a advocacia, viemos sanar as dúvidas sobre como calcular honorários advocatícios sobre o valor da causa e suas duas principais aplicações.

E então, vamos lá? Boa leitura!

Confira Nossas Especialidades - Contabilidade no Centro de São Paulo | CNC Assessoria

Como calcular honorários advocatícios sobre o valor da causa: bases do cálculo!

A carreira de advogado é cercada de várias incógnitas e variações que são estranhas à maioria das pessoas, inclusive, sendo muito abstratas até mesmo para advogados, principalmente os que estão no início de sua carreira e não possuem experiência em diversas áreas.

Porém, como o objetivo de qualquer profissional da área é continuar crescendo, uma questão que surge na mente é: “como calcular honorários advocatícios sobre o valor da causa que eu estiver defendendo?” e, afinal, é uma dúvida totalmente válida, pois até mesmo para esclarecer esse assunto, é preciso um detalhamento que não torna possível uma simplificação realmente minimalista, mas tentamos ao máximo facilitar a compreensão desse assunto.

Sendo assim, vamos apresentar as três bases do cálculo existentes e, em seguida, iremos apresentar mais sobre as variações de percentuais, dependendo da situação do caso que se defenderá.

  • Número atualizado pela Súmula 14/STJ, instituído no início do processo judicial; 
  • Ganho monetário do vencedor da causa; 
  • Valor da gratificação.

Como calcular honorários advocatícios sobre o valor da causa: tipos de percentuais de acordo com a causa!

Agora sim, se sobraram dúvidas sobre como calcular honorários advocatícios sobre o valor da causa, é hora de saná-las! Confira os dois enquadramentos legais mais recorrentes e importantes a seguir:

Percentual para base de cálculo

Pode apresentar duas situações: inferiores ou superiores ao salário mínimo.

  • Inferior 

Diz respeito a menos de 200 salários mínimos (do valor vigente no momento da ação judicial), e pode variar de 10 a 20%;

  • Superior

Diz respeito a mais de 200 salários mínimos e, além de contemplar a variação de 10 a 20%, no caso do valor da causa exceder 200 salários mínimos, será observada uma faixa em seguida, caso for necessário que esse processo se repita.

Sucumbência recíproca 

Quando ambas as partes perdem a causa e necessitam pagar os valores aos vencedores, tanto cliente quanto advogado dividem o montante a ser pago, já tendo os honorários fixados antes do pagamento.

Não se esqueça que outras situações são possíveis e outros enquadramentos entram na resposta à “como calcular honorários advocatícios sobre o valor da causa”, então, se o seu caso não está sendo contemplado em nenhum dos dois, deixe seu comentário abaixo e responderemos o mais rápido possível!

Marcadores:

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

Comentários

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of