Fale Conosco
  • phone
    (11) 3106-3020
  • location_on

    Rua Libero Badaro, 293 - 22º Andar – Conjunto C - São Paulo

Deixe sua Mensagem

    Janeiro Branco: investir na saúde mental dos seus colaboradores é preciso! Entenda as vantagens.

    103 Cnc Contabil - Contabilidade no Centro de São Paulo | CNC Assessoria - Janeiro Branco: investir na saúde mental dos seus colaboradores é preciso! Entenda as vantagens.

    Esse breve texto é um convite à reflexão neste mês tão importante: Janeiro Branco.

    A saúde mental no trabalho tem se tornado um tema cada vez mais discutido em organizações, eventos e universidades. Essa movimentação ganhou ainda mais força no período pandêmico em nos encontramos.

    Enfrentamos um aumento alarmante no número de trabalhadores afetados pela Síndrome de Burnout e pela Fadiga Digital devido as excessivas cobranças, ambientes tóxicos, dificuldades em separar pessoal do profissional, falta de contato físico, esgotamento mental e longas horas de contato com tecnologias digitais.

    Gestores e Coordenadores precisam estar atentos aos sintomas, sendo os mais comuns:

    1. Cansaço mental;
    2. Sentimento de esgotamento;
    3. Incapacidade de se desligar do trabalho;
    4. Distanciamento da vida social;
    5. Irritabilidade e agressividade;
    6. Dores musculares e de cabeça;
    7. Alteração dos batimentos cardíacos;
    8. Dificuldade de respirar;
    9. Dificuldade de concentração;
    10. Distúrbio do sono;
    11. Falta de criatividade;
    12. Ansiedade;
    13. Depressão.

    Esses sintomas afetam diretamente no desempenho do colaborador, contribuindo para o aumento de erros, diminuição de produtividade, desmotivação e descrença, conflitos entre colegas e sobrecarga de trabalho.

    O posicionamento da organização é imprescindível, uma vez que a cultura organizacional deve evitar se transformar em uma fábrica de trabalhadores frustrados e improdutivos.

    Portanto, é importante agir o mais rápido possível, e evitar o esgotamento profissional:

    1. Cultura Corporativa Humanizada: aposte na transparência e promova um ambiente acolhedor. Faça com que os valores da empresa cheguem e impactem à vida de todos os colaboradores, sem exceções.
    2. Cuidado com a Saúde Mental: promova reuniões informais, momentos de descontração e relaxamento, busque por parcerias com profissionais da área para diagnosticarem o clima organizacional e se possível identificarem gatilhos de estresse e sobrecarga emocional.
    3. Controle da Carga de Trabalho: não é porque o colaborador está em casa, que ele está com os pés para cima assistindo séries, é importe assumirmos que houve uma invasão na casa de milhares de brasileiros que se viram forçados a levarem seu trabalho para casa, e o aumento da cobrança e desconfiança não ajudará no desempenho e na produtividade desses colaboradores, é preciso ter empatia e respeito pela intimidade dos trabalhadores, tais como: evitar perguntas pessoais que não correspondem ao trabalho, excesso de reuniões que podem ser resolvidas com uma ligação ou e-mail e o principal, não solicitar “ajuda” aos colaboradores depois do horário de expediente.

    Esse breve texto é um convite a reflexão neste mês tão importante, o mês que marca o registro de um novo ciclo, Janeiro Branco é muito mais que uma data de posts em redes sociais, é um movimento de auto-observação e observação daqueles que nos cercam, certifique-se que os colaboradores da empresa em atua estejam satisfeitos, motivados e inspirados, e caso identifique trabalhadores sobrecarregados e desmotivados, inicie o mais breve possível atividades e treinamentos que fortaleçam a cultura da organização para que juntos e saudáveis todos possam construir a si e contribuir com todos.

    Fonte: Contábeis

    PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

    Classifique nosso post post

    Marcadores:

    Não perca mais nenhum post!

    Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

      Comentários