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OAB cancelada – Como proceder?

Saiba Como Proceder Com Sua Inscricao Da Oab Cancelada Post (1) - Contabilidade no Centro de São Paulo | CNC Assessoria - OAB cancelada – Como proceder?

Teve a inscrição na OAB cancelada e não sabe como proceder? Descubra agora mesmo o que deve ser feito!

Entenda o que causa OAB cancelada e se é possível reverter essa situação 

Toda pessoa que deseja se dedicar ao Direito, sabe desde o início da importância da OAB. 

Afinal, desde o início da faculdade, existe o cuidado de preparação para obter a carteira da OAB e poder realizar as atividades advocatícias de forma regular e reconhecida pelos órgãos. 

Contudo, mesmo após os anos de estudo e dedicação para obtê-la, a possibilidade de ter a inscrição na OAB cancelada é real, e, hoje, vamos te mostrar o que gera essa situação e como proceder caso você se encontre nela. 

O que leva à OAB cancelada?

A Ordem dos Advogados do Brasil é uma entidade crucial dentro do Direito, sendo a representadora da classe dos advogados.

Justamente por isso é tão importante possuir a inscrição e se oficializar como advogado que faz parte desta entidade. 

Contudo, algumas situações podem levar a inscrição na OAB a ser cancelada, seja por um período de tempo ou até mesmo indefinidamente.

Portanto, de acordo com as informações do art. 11 do EOAB, vamos te mostrar quais são as situações que causam inscrição na OAB cancelada. 

Por requerimento do advogado 

Caso você, advogado, não deseje mais exercer a profissão, nem ser reconhecido pela OAB por livre e espontânea vontade, basta fazer o requerimento de cancelamento. 

Penalidade na exclusão 

Essa situação é uma sanção disciplinar, por conta de alguma infração, em que oadvogado fica impossibilitado de realizar a atividade por um período de tempo. 

Falecimento 

Quando um advogado inscrito na OAB falece, a sua inscrição é automaticamente cancelada, bastando a apresentação do atestado de óbito. 

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Realização permanente de atividade incompatível com a advocacia

Advogados não podem exercer diversas outras atividade, portanto, ao optar por elas, a inscrição também é automaticamente cancelada. 

Não cumprimento dos requisitos 

Existe uma série de requisitos que precisam ser cumpridos para conseguir a inscrição na OAB e, caso algum deles não seja cumprido, a inscrição é cancelada. 

Como proceder nessas situações?

Exceto em caso de falecimento, todas as situações apresentadas são reversíveis. 

Contudo, uma vez que o número da sua inscrição é cancelado, não é possível recuperá-lo, sendo necessário obter novamente, ou seja, é preciso se mostrar mais uma vez apto a atuar na área. 

Tendo feito isso, é possível voltar a atuar em regularidade. 

Mas cuidar disso envolve burocracias… 

Ter a inscrição da OAB cancelada, apesar de ser algo reversível, demanda tempo e cuidado com os pormenores necessários para obtê-la novamente. 

Com isso, é crucial tomar os cuidados necessários para que a gestão do seu escritório de advocacia ou até mesmo da sua atuação como autônomo não seja comprometida. 

Mas, para isso, você pode contar conosco, da CNC! 

Como uma contabilidade especializada em advogados, estamos preparados para garantir que todos os demais aspectos necessários para você atuar em plena conformidade sejam cumpridos, desde as finanças até obrigações fiscais. 

Portanto, não hesite em contar conosco!

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