Fale Conosco
  • phone
    (11) 3106-3020
  • location_on

    Rua Libero Badaro, 293 Centro - São Paulo

Deixe sua Mensagem

Participação acionária: saiba o que ela pode fazer pela sua startup

Esse E O Segredo Que Vai Trazer O Sucesso Para Sua Empresa De Tecnologia Post (1) - Contabilidade no Centro de São Paulo | CNC Assessoria - Participação acionária: saiba o que ela pode fazer pela sua startup

Entenda como a participação acionária, usada de forma estratégica, contribui para o desenvolvimento de sua startup

Você sabe o que é participação acionária e como ela pode te ajudar no crescimento de sua startup? Então leia o nosso artigo e descubra!

Uma startup é um modelo de negócio relativamente novo e que possui características específicas, mas, como a maioria dos outros, deve também cumprir com determinadas burocracias, como, por exemplo, com as que dizem respeito à participação acionária ou societária.

Dessa forma, é uma estratégia inteligente utilizar esse aspecto para garantir maior vantagem competitiva para sua empresa, pois sim, existem maneiras de usá-la em prol do desenvolvimento do seu estabelecimento.

Ficou curioso(a)? Então continue conosco e entenda como isso é possível!

Entenda a diferença entre sócios e acionistas

Existem várias modalidades diferentes de se compor uma empresa, em termos societários, e isso vai influenciar diretamente o tipo jurídico escolhido.

São exemplos de tipos jurídicos:

  • Sociedade Empresária Limitada (Ltda.);
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli);
  • Empresa Individual;
  • Sociedade Simples (SS);
  • Sociedade Anônima (SA).

Dessa forma, você pode começar o seu negócio sozinho, em parceria com terceiros, ou mesmo com outras pessoas jurídicas.

Na nossa atual legislação, duas classificações muito comuns (ou tipos jurídicos) para grupos de pessoas (físicas ou jurídicas) que se organizam para empreender são as Sociedades de Responsabilidade Limitadas (popularmente conhecidas como “limitadas” ou mesmo “LTDAs”) e as Sociedades Anônimas (SAs).

Com base nesses exemplos trazidos, os indivíduos que abrem uma sociedade limitada são denominados de sócios e suas participações no capital social, ou quadro societário, da empresa, são denominadas cotas de participação.

Já sociedades anônimas são organizadas também por grupos de pessoas, mas que recebem o nome de acionistas e todo o capital social da empresa é dividido em partes chamadas de ações.

O que é participação acionária?

Dessa maneira, conforme vimos anteriormente, a participação acionária está ligada à abertura de capital na bolsa de valores e respectiva captação de recursos através de investimentos externos.

Quais são as principais dificuldades do gestor de uma startup quando se trata de participação acionária?

Inicialmente, uma das dificuldades é o domínio desses conceitos e isso pode gerar problemas ou mesmo impedir que eles sejam usados de forma correta e estratégica para proporcionar o desenvolvimento da sua empresa.

Dessa forma, não é raro confundir participação acionária (que ocorre em SAs) com participação societária (que ocorre em empresas Ltda).

Contabilidade Para Startup - Contabilidade no Centro de São Paulo | CNC Assessoria - Contabilidade para StartupsPowered by Rock Convert

Sendo assim, para grande parte das startups, usar a participação acionária de forma estratégica no negócio pode não ser uma tática viável, já que existem várias exigências que devem ser seguidas relacionadas à constituição e abertura do capital, principalmente no que diz respeito à burocracia e ao faturamento da empresa.

Porém, você, que tem uma startup registrada como sociedade limitada, poderá usar as cotas de participação (ou participação societária) como forma de atrair mais recursos, quer saber como?

Vamos te contar no próximo tópico. 

Saiba como a participação societária pode ser usada de forma estratégica em seu negócio

Inicialmente seria convidado algum investidor para fazer parte do quadro societário da sua startup através da aplicação de recursos financeiros em seu negócio, ou seja, buscar parceria de um sócio-investidor.

Dessa forma, atrairia para seu estabelecimento recursos que poderiam ser usados para seu crescimento ou mesmo melhora da sua tecnologia.

Porém, existem alguns pontos os quais você deverá se atentar.

Primeiramente, é necessário contar com quem compartilhe de seus mesmos valores e objetivos, isso ajuda em relação a divergências futuras quanto aos caminhos que seu negócio deverá seguir.

Além disso, é fundamental, ao elaborar seu contrato social, deixar registradas de forma clara as responsabilidades e atribuições de cada um dos seus sócios.

Acredite, conflitos entre sócios podem não apenas prejudicar o andamento das atividades em sua empresa, mas também podem acabar fazendo com que sua startup feche as portas.

Entenda como nosso Departamento de Legalização pode dar o apoio que você precisa quando se trata da entrada de um novo sócio

Então, ao encontrar o investidor ideal, mesmo que ainda não seja através de abertura de capital e participação acionária, mas através da entrada de um novo sócio e mudança no seu quadro societário, você deverá a atender aspectos burocráticos, que, no caso de uma Ltda, seria uma alteração contratual.

Nós, da CNC Assessoria Contábil, podemos ajudar no atendimento a questões burocráticas, permitindo que tudo seja feito com agilidade, de acordo com a legislação e de maneira a deixar toda a nova relação surgida transparente, buscando evitar possíveis conflitos futuros entre seus novos sócios.

Precisa de mais informações sobre o assunto ou detalhes sobre como vamos facilitar o dia a dia da sua startup?

Então fale com um de nossos especialistas!

QUERO OBTER SUCESSO EM MINHA STARTUP!

0 0 vote
Article Rating

Marcadores:

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments